Bolsa Brasileira em alta: está caro ou barato de investir?  

O Ibovespa, principal índice da Bolsa Brasileira, fechou 2019 com uma valorização de 31,6%. Está caro investir agora? Será que chegamos no máximo?

Primeiro, vamos reforçar que iniciamos 2020 em um cenário cheio de otimismo em relação ao mercado econômico brasileiro.

Além do prognóstico de que seja mantida a taxa básica de juros em baixa – hoje a Selic está em 4.5% ao ano, com a aprovação da Reforma da Previdência e o andamento de outras medidas econômicas, como a Reforma Tributária, é bastante provável vejamos mais boas valorizações no mercado de ações acontecendo.

Isso ocorre devido ao aquecimento da economia nacional, algo que já apontamos anteriormente aqui no blog da Warren. Um ambiente com menos incertezas gera uma maior valorização de ativos.

Mas por quê?

A economia brasileira, mesmo vivendo oscilações no curto prazo em função de fatores internos ou externos, tem mostrado um crescimento gradual e constante já a algum tempo, ainda que lento. O que faz com que o nosso mercado represente oportunidades de crescimento maiores do que outras economias. E isso atrai investidores estrangeiros.

É um raciocínio parecido com o de investimento em Small Caps:

Small Caps são empresas pequenas, que possuem um potencial de crescimento alto. Ou seja, quando você investe nestas empresas, existe um alto potencial de valorização da ação. O nosso fundo Warren Ações Brasileiras, por exemplo, é composto em parte pelas maiores empresas do Ibovespa, em parte por Small Caps e em parte em boas pagadoras de dividendos.

Ou seja, é um contexto propício para que seja injetado mais dinheiro estrangeiro na Bolsa. O que atua como um propulsor para o Ibovespa disparar ainda mais.

Mas e aquele famoso ditado “compre na baixa e venda na alta”? 

Esta expressão continua correta como sempre, não se preocupe. A questão é que a Bolsa Brasileira está em alta, sim, mas pode ficar mais em alta ainda em 2020 – e também nos próximos anos. Além disso, lembre-se sempre de que investir no mercado de ações exige foco no médio ou longo prazo para se ter resultados ainda melhores.

Afinal: está cara ou barata?

A verdade é que a resposta para esta pergunta é: depende do ponto de vista

É preciso dizer que nós vemos a pontuação do Ibovespa nominal, ou seja, em Reais. Mas o investidor estrangeiro, que corresponde a maior parte do volume financeiro movimentado na Bolsa Brasileira, vê em Dólar.

Ou seja, ainda que o brasileiro veja o Ibovespa renovando máximas históricas em REAIS e ache que está caro, aos olhos do exterior, após a conversão para DÓLAR, o índice ainda está barato.

Momento ideal para investir existe?

Em relação a estarmos vivendo, ou não, um momento ideal para investir, nosso gestor Thomaz Fortes, aponta que muitos investidores tentam encontrar o timing perfeito para ‘entrar’ no mercado:

“Uma recomendação geral muito válida é a de fazer aportes mensais. Assim você evita de perder oportunidades e tem uma constância nos seus investimentos de longo prazo, o que é muito importante para o mercado de ações. Invista agora, e, em dez anos, me agradeça”, explica.

Este cenário pode deixar quem já investe com alguns anseios: devemos mudar nosso comportamento, nossa carteira, nosso asset allocation porque estamos batendo máximas históricas? 

Não se preocupe com isso, deixe o rebalanceamento das carteiras conosco. É sempre melhor fazer mudanças com calma, sem a pressa da euforia nem a tristeza melancólica das baixas.

ASSISTA | Investir na bolsa é pra mim?

RECADO IMPORTANTE DA WARREN: não se esqueça de descobrir o seu perfil de investidor, criar os seus objetivos e respeitar a sua tolerância ao risco. 

Não sabe como fazer isso? Acesse a nossa plataforma ou baixe o nosso aplicativo e deixe a gente ajudar você com isso.

Quer ficar por dentro de outros assuntos do mercado financeiro? Então, leia os artigos que separamos para você: