Destaques investimentos

Quais são as perspectivas de mercado para 2020?

O ano de 2019 foi marcado por inúmeros eventos importantes na política, sociedade e mercados, tanto no Brasil quanto no mundo. Saiba o que o investidor brasileiro deve ter em mente

O ano de 2019 foi marcado por inúmeros eventos importantes na política, sociedade e mercados, tanto no Brasil quanto no mundo.

A guerra comercial entre EUA e China, as manifestações em Hong Kong, as eleições gerais em uma Inglaterra cada vez mais pró-Brexit, os sérios conflitos sociais na América Latina, a queda histórica da bolsa Argentina, o melhor ano em décadas do S&P 500 e o Ibovespa batendo recordes nominais são alguns dos fatos macro que ocorreram.

O clima de fechamento de 2019 é bastante favorável para o nosso mercado. A melhora nas bolsas se dá, de modo geral, porque quanto menos incerteza existe no mercado, maior é a valorização dos ativos

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre as perspectivas de mercado para 2020 passando por:

1 – Cenário político-econômico americano

2 – Cenário político-econômico brasileiro

3 – No que isso impacta a vida do investidor

4 – Conselhos para investir bem em 2020

Cenário político-econômico nos Estados Unidos

No cenário americano, algumas questões estarão no radar logo no primeiro semestre de 2020: a expectativa da assinatura da fase 1 do acordo comercial entre Estados Unidos e China e o início das tratativas da fase 2, o desfecho do pedido de impeachment do presidente Donald Trump, além do início de movimentos para um ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Por que isso é importante para a economia mundial e qual a influência na economia brasileira?

Estes fatos deixam dúvidas em relação a algumas medidas que o governo americano tem recorrido nos últimos tempos para aquecer a economia local e, também, à queda das taxas de juros no país. Será preciso ficar atento pois qualquer choque na economia dos Estados Unidos poderia ser negativo para o Brasil.

Cenário político-econômico no Brasil

As projeções medianas do relatório FOCUS vem elevando sistematicamente os prognósticos para o PIB em 2020. Junto a isso, teremos a agenda das reformas que o ministério da economia pretende implementar nos próximos meses e anos.

Apesar de termos vivido quedas muito fortes do produto interno bruto do Brasil nos últimos anos, o crescimento gradual da economia deve ser visto como positivo, principalmente nas circunstâncias atuais

“Isso porque dá tempo para os empresários aumentarem a confiança e investirem, e dá tempo também para os investimentos se consolidarem, reduzindo o risco de aumento dos preços, o que permitirá o consumo persistente da população e consequentemente ajudará a economia a crescer de forma sustentável por um longo período”, aponta nosso gestor, Thomaz Fortes.

O otimismo nos deixa em qual patamar na esfera dos investimentos?

O nosso time de gestão está bastante empenhado e entusiasmado com os meses que estão por vir. A consolidação dos efeitos da política monetária de queda da taxa básica de juros deverá ter efeitos provavelmente inéditos no país. Já vemos isso acontecendo no mercado de crédito brasileiro.

Além disso, duas medidas já aprovadas, a reforma da previdência e a MP da liberdade econômica, abrem espaço para crescimento da economia em 2020. A principal consequência destas medidas é atacar o excesso de regulamentação e isso já tem mostrado resultados positivos nos indicadores de atividade industrial no país.

Como já falamos no início deste texto, a principal influência destes fatores nas bolsas é que, quanto menor é a incerteza do mercado e dos investidores, maior é a valorização dos ativos.

Isso, combinado a um cenário de baixa taxa de juros e impacto direto na rentabilidade de produtos de renda fixa, geram um ambiente muito propício para investimentos em ações. 

O que o investidor brasileiro deve ter em mente para 2020, então?

Nosso Especialista em Investimentos, Bruno Panerai dá três conselhos:

  • Investir em bolsa brasileira: o cenário de aquecimento da economia e redução da taxa de juros beneficia muito o investimento em ações.
  • Diversificar: mesmo com o cenário positivo, existem riscos geopolíticos no mundo e o Brasil pode ser afetado em movimentos de curto prazo.
  • Manter a disciplina nas suas carteiras: tanto momentos de risco quanto momentos de ganhos podem fazer com que o investidor deixe de lado a sua alocação por movimentos de curto prazo. É muito importante ter visão de longo prazo para potencializar ganhos e gerar mais valor nos seus investimentos.

Ah, mas você não tem certeza se possui o perfil para investir em renda variável? Não sabe como começar? A Warren tem os melhores produtos do mercado e monta o portfólio perfeito para você. Aqui você possui carteiras diversificadas e alinhadas com você e com seus objetivos.

Comece agora!

1 comentário em “Quais são as perspectivas de mercado para 2020?

%d blogueiros gostam disto: