Monte a sua cadeira!  

Depois de quase um ano na Warren Brasil, eu estava na Escola de Engenharia da UFRGS e um aluno, curioso pelo tema “Carreiras no Mercado Financeiro”, perguntou: 

– Vocês já têm mais de 150 funcionários e mais de 100 mil clientes, por que vocês se consideram uma Startup? 

Foi difícil responder, mas entre alguns motivos citados, o primeiro que veio em mente foi o modelo de negócio. Desde o início, surgimos para solucionar dois problemas: a complexidade de investir e o conflito de interesse

O conflito de interesses é comum em instituições financeiras como bancos e outras corretoras, mas a Warren preza pelo alinhamento total com os clientes. Nós não recebemos comissão por produtos de terceiros e quando o cliente escolhe investir nestes produtos, devolvemos 100% das comissões para ele. E não cobramos taxas abusivas, cobramos 0,5% ao ano – que é em média 4x mais barato que os grandes bancos. 

A segunda coisa que veio em mente foi que, quando comecei a trabalhar aqui, além de perceber o ambiente descontraído (que até empresas centenárias estão implementando pra ver se os resultados melhoram), vi uma galera engajada em resolver problemas, pessoas dispostas a aprender e ensinar constantemente e até profissionais do mercado que largaram suas carreiras consolidadas para construir uma nova geração de investidores, saindo completamente das suas zonas de conforto. E tudo isso com um propósito: construir algo novo, alinhado e lutando contra o conflito de interesse instaurado no mercado financeiro.

Falei para aqueles alunos que, se eles forem trabalhar na Warren, não irão encontrar uma empresa do mercado financeiro. Apesar de termos que passar por todas auditorias e fiscalizações de órgãos como CVM, ANBIMA e Banco Central, somos acima de tudo uma empresa de tecnologia, uma empresa que quer prestar o melhor serviço e experiência para todos os tipos de clientes. Todos merecem ter acesso aos melhores produtos de investimento, afinal estamos lidando dinheiro!

Por último, lembrei do meu primeiro dia de trabalho, quando cheguei na empresa e me foi mostrada a mesa que eu ia sentar. Era mesa simples com uma caixa na frente. A pessoa que estava me apresentando a empresa apontou para a caixa e falou: 

– Essa é sua cadeira. 

Olhei para aquela caixa por uns 15 segundos e pensei “Vamos lá, né!”. Montei a cadeira e confesso que foi bem fácil, pois havia manual de instruções e a ferramenta para montar. Mas o significado foi grande. 

Aqui na Warren, nem sempre teremos o mapa do que fazer, como fazer ou quando fazer. Descobrimos juntos os desafios que vamos enfrentar, juntamos pessoas diferentes para resolver, pensamos juntos em soluções não-convencionais. Queremos ser os melhores, mesmo que tenhamos que montar peça por peça para oferecer a melhor plataforma e a melhor experiência em investimento para nossos clientes.

Segundo o Raio X do investidor, que é uma pesquisa realizada pela ANBIMA, a poupança ainda é destino de 88% dos investimentos dos brasileiros. A Warren está aqui para mudar essa realidade. Nós temos os melhores produtos para auxiliar estas pessoas a investirem melhor o seu dinheiro, temos fundos de Crédito Privado e de Renda Fixa Simples, por exemplo, que superam muito o rendimento da poupança. 

O levantamento também apontou a importância da figura do profissional do mercado financeiro. Ele permanece como peça central no processo de coleta de informações e tomada de decisão dos investidores, sendo a primeira opção para 42% das pessoas quando elas querem saber mais sobre aplicações financeiras. Entretanto, quando decidem efetivamente investir, 70% prefere ir até o banco para fazer isso. E a Warren está aqui para mudar este panorama, também.

Porque acreditamos que investir bem é não delegar delegar esta função para alguém que não está alinhado com você. Pois quem não possui alinhamento e transparência pode alocar o seu dinheiro em produtos ruins, em um fundo qualquer ou em um subproduto de banco.

Queremos mostrar o que fazemos, a nossa empresa o e nosso trabalho! Acesse o nosso site ou fique à vontade para deixar seu comentário neste texto. Nós entraremos em contato para bater um papo sobre (bons) investimentos.

Dica: evite os investimentos ruins, eles prejudicam a sua saúde e seu futuro.

* Tiago Kaplan é Head de Relacionamento com Clientes da Warren Brasil.