Destaques investimentos

Perfil de investidor: como saber o seu e a importância disso

O perfil de investidor define qual é a sua tolerância a riscos e quais são os melhores ativos para você

Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para investir com inteligência e consciência. Também chamado de suitability, esse teste classifica você entre alguns perfis de investidor, que vão do mais conservador ao mais arrojado e é obtido rapidamente após você responder a algumas perguntas que simulam situações de mercado.

O que realmente determina o seu perfil de investidor é como você reage à volatilidade do mercado, ou seja, à sensação de perda de dinheiro. Ao ser fiel ao seu perfil, você erra menos ao escolher investimentos.

E quem erra menos, ganha mais dinheiro!

O jogo do mercado não é sobre ganhar, e sim sobre gerenciar riscos. Por isso, ser cauteloso e respeitar seu apetite a riscos é importante.

Por mais que as perguntas sejam um bom indicativo, você só conhecerá o seu real perfil de investidor quando o mercado financeiro surpreender você. Isso acontece com uma certa frequência, principalmente no Brasil.

Então, nunca invista sem conhecer o seu perfil de investidor e, claro, a natureza do produto financeiro que deseja adicionar a sua carteira.

Se você é um novo investidor, é importante que você entenda outras coisas básicas. Preparamos um artigo com algumas delas.

Neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é perfil de investidor?
  • Conheça os tipos de perfil de investidor
  • Por que é importante conhecer seu perfil de investidor
  • Conclusão

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor, também conhecido como suitability, é uma análise capaz de identificar quais são as suas características e tolerância a riscos quando o assunto é investimento.

Assim, tudo o que você precisa fazer é responder algumas perguntas, como o período em que você deseja manter os seus aportes, idade, situação financeira, conhecimento do mercado e objetivos, por exemplo.

O perfil de investidor é baseado em três pilares:

  1. Liquidez (necessidade do capital a curto prazo);
  2. Segurança;
  3. Rentabilidade.

Com isso, todas essas perguntas auxiliam a definir quais desses fatores são mais importantes para você.

Essa ordem de prioridades muda conforme você se desenvolve pessoal e profissionalmente.

Ou seja, o seu perfil de risco é um agora, mas se você receber a notícia que terá um filho, pode ser que seu apetite ao risco diminua.

Assim como o perfil de investidor de um profissional em ascensão na carreira, que está construindo seu patrimônio é totalmente diferente desse mesmo profissional depois de se estabelecer e ter um patrimônio constituído.

O seu perfil de investidor muda conforme suas prioridades mudam.

É muito difícil todos esses critérios estarem presentes em um mesmo ativos. Então, normalmente, você precisa abrir mão de um eles no momento de investir.

Conheça os tipos de perfil de investidor

Na Warren, ao abrir a sua conta, você responde a algumas perguntas rápidas e já conhece o seu perfil de investidor em poucos minutos. Essa definição é baseada, principalmente, na sua tolerância em correr riscos combinada ao seu comportamento em relação ao mercado financeiro.

Os perfis partem do mais conservador ao mais arrojado e, apesar de ter alguma variedade de perfil entre um e outro, nós vamos explicar as principais diferenças entre eles:

Conservador: pouco risco, menor rendimento

O investidor conservador é aquele que opta por ter uma maior segurança em seus investimentos. O princípio de mercado é que, quanto menos risco você tiver, menor será o seu potencial de ganho, assim como o seu potencial de perda.

No geral, o principal objetivo de um investidor conservador é preservar o seu patrimônio. Por isso, costuma preferir opções que apresentam um baixo risco, como os produtos de renda fixa e evita opções com baixa liquidez, bem como ativos que podem sofrer algum tipo de perda.

LEIA MAIS | A rentabilidade da renda fixa não é mais a mesma: saiba como investir

Arrojado: alto risco, recompensa maior

O perfil de investidor arrojado é bastante tolerante a riscos. Isso se dá porque ele entende melhor a dinâmica do mercado, realizando aportes em renda variável com maior tranquilidade, sabendo que possíveis perdas no curto prazo são momentâneas, já que o seu foco é o ganho no longo prazo.

Aceitar essas perdas não significa que pessoas arrojadas não possuam uma estratégia de investimento. O que acontece é exatamente o oposto. Assim, elas conseguem aproveitar variações diárias de preço, a fim de alavancar os seus ganhos no longo prazo.

No geral, o perfil agressivo investe em produtos como fundos de ações e multimercado, que possibilitam o aumento do seu patrimônio. Além disso, ele apresenta um ótimo preparo emocional e técnico para passar pelas oscilações do mercado financeiro.

LEIA MAIS | Tudo o que você precisa saber para investir em renda variável

Importante: você não precisa escolher um ou outro

Você não precisa se encaixar necessariamente em um perfil conservador ou em um perfil arrojado. Entre um e outro existe uma grande variedade de perfis: os moderados.

Moderados: o equilíbrio entre riscos e ganhos

O perfil de investidor moderado tem uma certa tolerância a correr riscos no longo prazo. Dessa forma, analisa diversas opções, podendo optar por ativos mais arriscados. Ou seja, costuma realizar aportes em opções tanto da renda fixa quanto da renda variável.

O investidor moderado costuma ser versátil, possuindo em sua carteira com opções seguras e com opções um pouco mais arriscadas. Normalmente, ele já possui algum conhecimento sobre o mercado financeiro e está em busca de aumentar o seu patrimônio.

Esse perfil de investidor tenta manter o equilíbrio entre risco e rentabilidade.

Por que é importante conhecer o seu perfil de investidor?

Conhecer a si mesmo é a essência de todo grande investidor.

Investir sem saber com certeza qual é o seu perfil de investidor é como jantar em um restaurante com pratos desconhecidos sem conhecer o seu próprio paladar. A chance de você fazer escolhas ruins e se arrepender é grande.

Por isso, mesmo com o teste de perfil de investidor, muitas vezes será experimentando que você terá a certeza de que o investimento é para você ou não. Neste caso, recomendamos que experimente investimentos sempre com uma parcela do seu patrimônio.

Assim, você entenderá o real comportamento deste produto financeiro.

Além disso, não basta você ter um perfil de investidor definido, você precisa ter uma estratégia de investimentos traçada de acordo com seus objetivos financeiros.

Ao investir com a Warren, você não precisa traçar a sua própria estratégia.

A nossa plataforma cruza a informação do seu perfil com o prazo escolhido para o seu objetivo. Por isso, para cada objetivo, a Warren poderá construir portfólios diferentes.

Assim, é importante que você saiba que não existem investimentos bons ou ruins. Há aqueles que fazem ou não parte da sua estratégia e da sua tolerância a riscos. Dessa forma, é possível evitar frustrações.

Conclusão

Pronto para criar uma carteira de investimento adequada ao seu perfil de risco?

Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para alcançar os seus objetivos financeiros levando em conta a sua tolerância a riscos.

É importante reforçar que o seu perfil vai depender bastante do momento em que você está na sua vida, podendo, inclusive, mudar conforme o passar do tempo.

Sabendo o seu perfil, fica muito mais fácil conhecer as melhores opções para compor o seu portfólio de investimentos.

Na Warren, o primeiro passo para investir é descobrir o seu perfil: você tem acesso a ele logo após realizar a abertura da sua conta. Depois, a plataforma irá sugerir os melhores produtos para o seu perfil e para você alcançar os seus objetivos.

Nós possuímos diversas opções da renda fixa, como o Fundo Warren de Crédito Privado, que tem como meta bater 110% do CDI e, no mês de setembro voou a 130%. E também ótimas opções em renda variável, como o nosso Fundo Warren de Ações Americanas, que está entre os 15 melhores desempenhos no 1º semestre de 2019

Então, se o seu objetivo é aumentar a rentabilidade das suas operações, abra a sua conta agora mesmo.

Separamos alguns artigos que podem interessar você. Confira:

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

%d blogueiros gostam disto: