A Warren Destaques

Confira como foi o segundo dia de Warren Summit

Educação financeira, planejamento de vida e muita inspiração em empreendedorismo

O Warren Summit reuniu mais de 700 pessoas e criou um espaço de discussão com muito conteúdo sobre dinheiro e mercado financeiro. O primeiro dia do evento foi focado no profissional de investimento e contamos como foi aqui.

O segundo dia foi para todas as pessoas que buscam uma relação mais inteligente com finanças e vamos mostrar, aqui, um resumo do que tivemos por lá:

Educação financeira

Diego da Rocha Machado, educador financeiro do Papo de Grana – a plataforma de conteúdo de educação financeira da Warren – foi o primeiro palestrante a subir no palco para falar sobre como pensar em finanças pessoais, na verdade, é pensar sobre a sustentabilidade da própria vida.

“O futuro pode ser diferente se você estudar educação financeira”

Interagindo bastante com a plateia, Machado foi além do básico ‘preciso gastar menos’, mostrando a necessidade de inverter essa lógica para ‘preciso me comprometer com o meu futuro’. E como se munir de informações sobre finanças é necessário para que a pessoa tenha consciência das oportunidades e riscos para, então, poder fazer escolhas, procurar ajuda e adotar ações que melhorem o seu bem-estar.

Mas onde buscar ajuda? Onde buscar esta informação?

Na maioria das situações, o gerente de banco quer o melhor para ele, então banco não é um lugar seguro para buscar orientação financeira, não é?

Apontou que não existe uma resposta simples para entender de finanças e saber aplicar na própria vida. Por isso é preciso, primeiro, ter um plano e pensar na responsabilização das decisões que serão tomadas para concluir este plano. E, para isso, é preciso investir bem e lembrar que educação financeira não é sobre gastar menos, mas sobre usar seu dinheiro melhor.

LEIA MAIS | Saiba tudo o que ocorreu no primeiro dia de Warren Summit

A perspectiva da bolsa brasileira

Arthur Vieira de Moraes, professor da B3 Educação, trouxe um viés muito importante para os investidores brasileiro: a perspectiva da Bolsa de Valores sobre o atual momento econômico brasileiro, com a taxa Selic em 6%.

Conforme Moraes, um país com juro baixo é um país em uma situação ideal, pois é um cenário que impulsiona o empreendedorismo: quem quer conservar, pode investir na renda fixa, mas quem quer crescer e multiplicar, precisa investir em renda variável, que é investir em ações de empresas, ou seja, é investir no empreendedor. Neste contexto, relembrou outras épocas no Brasil, quando a taxa de juros era bem alta e, portanto, era possível ter alta rentabilidade investindo em renda fixa.

“Multiplicar dinheiro na renda fixa não é normal. É uma anomalia.”

Brincou que sabe que algumas pessoas têm saudade desta época, mas reforçou a dificuldade de crescimento do mercado naquela época, pois não havia incentivo para investimento em empresas, o que freava o empreendedorismo no país.

A importância de entender o seu perfil de investidor

Após explicar as diferenças entre os perfis conservador e arrojado, Moraes apontou o quanto as pessoas podem ter um pouco de cada perfil, dependendo do objetivo criado. A diferença entre estes perfis está em quanto de cada produto você está disposto a investir dentro do seu portfólio. Por isso, a chave está na diversificação.

LEIA MAIS | Por que é tão importante diversificar investimentos?

Planejamento financeiro

Roberto Sato é consultor de educação financeira e previdenciária, mas se apresenta como Aprendiz Vitalício Jr, pois reforça a necessidade do aprendizado constante em finanças pessoais. E foi ele quem subiu no palco para falar sobre planejamento financeiro.

Sato começou apontando que, para ele, planejamento financeiro deve ser entendido como planejamento de vida. Pois, quando se fala em planejamento para a vida, existe um propósito muito mais forte em relação a pessoa, a sua família e a sociedade como um todo – o que dá uma mais importância e um senso de urgência.

Mais do que aposentadoria, longevidade

Sato brincou que é difícil falar em aposentadoria com os mais jovens, por isso ele prefere se referir a longevidade com qualidade de vida. Inclusive porque, atualmente, é possível sonhar com viver até os 100 anos, não é mesmo? Em cima desta afirmação, o Aprendiz Vitalício Jr foi enfático: sem preparação, corre-se o risco de chegar á terceira idade com baixa qualidade de vida.

Mas, mais do que pensar na velhice, reforçou que é importante pensar em qualidade de vida em qualquer idade. E, para isso, apontou a necessidade de equilíbrio, durante toda a vida, entre os seguintes pilares: financeiro, saúde (mental e física) e relacionamento (familiar, amoroso e fraterno).

Mas como ter qualidade de vida e pensar no futuro ao mesmo tempo? Para ele, a fórmula é bastante simples:

“Gastar menos do que ganha, guardar uma parte e investir”

Conforme Sato, independência financeira é trabalhar e exercitar, também, a linha verde do gráfico acima, que é a linha que se refere a outras fontes de renda, ou seja, a linha que mostra a importância de investir! Pois, desta forma, a pessoa terá uma soma das fontes de renda (a linha azul) e poderá ter mais tranquilidade para ter qualidade de vida sempre.

“Planejar-se é mais do que antever o seu futuro, é escrevê-lo”

Emoção na história da Charlie Brownie

Tiago Schmitz é jornalista, empreendedor e proprietário da doceria Charlie Brownie. Schmitz começou sua apresentação de forma bastante objetiva, mostrando a estratégia e os números do crescimento da empresa, que começou com um investimento de R$ 2 mil reais e hoje possui três estabelecimentos em Porto Alegre.

Mas foi quando ele contou o lado pessoal desta trajetória que, aos poucos, muitos olhos na plateia foram ficando marejados. Schmitz contou como crescer sofrendo bullying por ser uma criança diferente o fez ser um adulto infeliz e, como ser um adulto infeliz o fez sofrer de depressão e acabar com uma dívida de R$ 30 mil. Para sair desta situação, ele procurou tratamento psicológico e fez uma auto-reflexão que o fez revisitar os valores que aprendeu com sua avó Mila.

“A partir dos valores dela, eu aprendi a ser quem eu sou. E descobri que meu caminho social estava na relação que eu tinha com a cozinha dela”.

Com isso, Schmitz entendeu que seu objetivo era criar um negócio em homenagem a ela para disseminar um propósito que não passava por preocupação com o lucro, mas sim com o foco em respeito e aceitação. E emocionou a todos quando listou todas as iniciativas que sua empresa apóia, além dos valores que aplica desde à contratação de funcionários até a decoração das paredes das sedes da Charlie Brownie.

Por fim, deixou uma pergunta: em qual mundo você quer investir e com qual propósito? Um auditório inteiro respondeu de pé com muito aplauso.

Warren Day

Na penúltima palestra do evento, nosso CEO, Tito Gusmão, e nosso CFO, André Gusmão, subiram ao palco para contar quais serão as novidades da Warren ainda em 2019. Algumas delas serão lançadas ainda neste mês.

Warren Green, conta remunerada, conta PJ, pagamentos direto na plataforma, edição de objetivos existentes, nova visão geral, novo dashboard, Warren Previdência, Warren Ultra Black e o novo Elliot são elas. Para saber mais detalhes de todas estas novidades da Warren, clique aqui.

Empreendedorismo com Geraldo Rufino

O fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino, foi o palestrante que encerrou o segundo dia de Warren Summit contando um pouco da sua trajetória de vida. Rufino contou como foi de catador de latinhas na zona oeste de São Paulo a fundador da maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos.

Muito descontraído e bem-humorado, Rufino inspirou a todos contando o quanto a sua paixão pelo Brasil e pelas pessoas foi o que o levou a ser o empresário de sucesso que é hoje.

“Empreendedorismo é ser locomotiva e não vagão”

Reforçou a importância de enxergar todas as adversidades que a vida e a sociedade podem vir a apresentar como oportunidade. Conforme Rufino, o empreendedor de verdade é a pessoa que está disposta a sair do lugar onde está com muita paixão e, assim como ele, sempre sorrindo.

%d blogueiros gostam disto: