Entenda a relação entre vencimento e liquidez  

Aí está uma questão que gera dúvida em grande parte das pessoas que investem. Afinal, qual a diferença entre liquidez e vencimento?

O que é liquidez?

É a velocidade com que se pode resgatar um investimento e ter o dinheiro na sua mão. Algumas pessoas deixam de investir com medo de não ter acesso rápido ao dinheiro, caso surja algum imprevisto. E é justamente por isso que é importante saber qual é a liquidez de cada um dos produtos que você deseja investir.

LEIA MAIS | Confira a rentabilidade de algumas carteiras Warren

Liquidez diária:

É o resgate imediato de seu dinheiro. Ou seja, você solicita o resgate em um dia e ele entra na sua conta no mesmo dia. 

Liquidez no vencimento:

Os produtos com liquidez no vencimento, permitem que você tenha o dinheiro na sua conta apenas no vencimento dele. Ou seja, se você investe em um CDB com vencimento em 2025, o dinheiro cai automaticamente na sua conta apenas em 2025 – pois, neste produto, não é necessário solicitar o resgate. 

LEIA MAIS | O que é CDB e quanto ele rende?

Parece confuso, mas vamos explicar melhor:

O que determina o tempo em que você terá o seu dinheiro na mão é a liquidez e não necessariamente o vencimento.

Por exemplo:

Você investe em um fundo com liquidez de dois dias. Neste fundo você tem CDBs e títulos públicos que possuem vencimento em 2021. Você teve uma emergência e não poderá esperar para resgatar esse dinheiro no vencimento. Como a liquidez do fundo é de dois dias, você terá o dinheiro na sua conta em 48 horas. 

Isso influencia na rentabilidade?

Pensando apenas no acesso rápido ao seu dinheiro, talvez você pense que produtos com liquidez diária sejam melhores. Mas o fato é que, quanto maior o vencimento de um produto de renda fixa, maior tende a ser a rentabilidade dele. Isso acontece pois, tendo a instituição financeira a garantia de ‘possuir’ o seu dinheiro até uma data fixa, sem chance de resgate neste período, ela pode aplicar melhor e pagar mais por isso. 

LEIA MAIS | Como funciona a rentabilidade de longo prazo: Renda Fixa

Ou seja, é uma questão de prioridade

DICA DA WARREN: O ideal é que você invista sempre levando em consideração a liquidez e o vencimento. Sabendo que, quanto maior for a parcela aplicada sem resgate no curto prazo, maior é a tendência de rentabilidade deste produto.

Para que isso seja possível sem preocupação, outra dica: é muito importante possuir uma reserva de emergência, na qual você pode optar por investir em bons produtos com liquidez diária.