Finanças pessoais investimentos

Perder dinheiro na poupança é possível? Sim!

Segundo a Anbima e o Banco Central, quem deixou dinheiro na poupança em 2019, fechou maio no vermelho. Com um rendimento nominal de apenas 1,87% no ano, quando descontamos a inflação, o rendimento fica negativo em 0,51%.

Cansado de falar para seus amigos que poupança não é investimento? Calma! Chegou sua chance de dizer aquela frase que sempre nos alegra: “Eu avisei!”. E se você é dos que está resistindo a abandonar a famosa caderneta, aqui está o dado que faltava. O rendimento real da poupança está negativo em 2019.

Isso mesmo! Segundo a Anbima e o Banco Central, quem deixou dinheiro na poupança em 2019, fechou maio no vermelho. Com um rendimento nominal de apenas 1,87% no ano, quando descontamos a inflação, o rendimento fica negativo em 0,51%. Nos 5 primeiros meses do ano, apenas 2 tiveram rendimento real positivo, ou seja, em apenas dois meses os rendimentos superaram o aumento de preços.

Leia mais: Como a poupança se tornou um produto ruim?

O que é rendimento real?

Quando se faz um investimento, é muito importante levar em consideração, além do rendimento nominal o rendimento real. Isso porque se por um lado o seu dinheiro está rendendo, por outro, o poder de compra do dinheiro tende a sofrer uma queda progressiva, chamada de inflação. Um bom investimento é aquele que consegue fazer seu patrimônio render mais rápido do que o dinheiro se desvaloriza.

Com a poupança rendendo 70% da taxa Selic e a taxa Selic em 6,5% ano ano, você terá um rendimento nominal de 4,55% ao ano. O problema é que se, no mesmo período, a inflação for superior a isso, no final das contas você vai ter perdido dinheiro.

Leia mais: Perfil conservador? Conheça os investimentos em Títulos Públicos

Como garantir que meu dinheiro não vai perder poder de compra?

Existem muitos investimentos de renda fixa (aqueles que não têm variação nominal negativa) que oferecem tanto segurança quanto desempenho. As opções são muitas e tudo depende do seu perfil de investidor e de quais são seus objetivos.

Se você gosta de contar com a segurança que a poupança oferece, não se preocupe, há produtos de investimento tão ou mais seguros. Os títulos públicos, por exemplo, tem um nível ainda maior de segurança e oferecem melhores retornos. Já os CDBs contam com as mesmas garantias da poupança e também podem ser um excelente negócio se você escolher os certos. E não se preocupe, a Warren ajuda você.

Saiba mais: O que é CDB e quanto ele rende

Comece agora a investir com a Warren e saia do rendimento negativo. Clique aqui!

0 comentário em “Perder dinheiro na poupança é possível? Sim!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: