Destaques Tecnologia

Por que a tecnologia é importante?

Quem me conhece, sabe que sou apaixonado por tecnologia e todas as maravilhas que ela pode fazer para melhorar as nossas vidas. Porém, em tempos de redes sociais, de grande exposição de informações, esse tema parece ter se tornado muito frágil: muitos passaram a acreditar que ela mais atrapalha do que ajuda a nossa rotina.

Mas vamos ser sinceros: tecnologia é uma ferramenta e ferramentas bem utilizadas ajudam a melhorar a nossa qualidade vida e nos impulsionam exponencialmente.

Seremos a geração mais longeva até então. Nunca na história do mundo se produziu tanto alimento. O acesso à informação nunca foi tão fácil. Claro, ainda temos muito a melhorar, mas estamos melhores do que todos os nossos antepassados. É um processo constante.

Sobre os avanços

spacex-549328-unsplash

Você já assistiu a um lançamento da SpaceX? Sou muito fã desta empresa. Assisto todos os lançamentos online sempre que recebo a notificação. É impressionante ver aqueles foguetes gigantes voltando para a Terra, pousando na vertical – muitas vezes em uma plataforma flutuante no meio do oceano.

Já parou para perceber a complexidade tecnológica para realizar um feito deste? Há pouco mais de 500 anos, era necessário uma nau de madeira gigantesca para atravessar o oceano. Se você conseguisse se manter vivo – porque naquela época, as pessoas morriam banalmente por causa de uma febre, por exemplo -, em meses você chegava lá.

Hoje não é preciso embarcar em um foguete com destino à Marte para ser impactado pelas melhorias que a tecnologia pode oferecer. Repare neste gráfico abaixo. Ele é de um estudo sobre a variação do preço do peixe em Kerala, um Estado na costa da Índia com uma grande indústria pesqueira, e o impacto da implantação de torres de telefonia e adoção de celulares pelos pescadores:

Untitled

Em cada uma das regiões analisadas, percebemos a diminuição da variação absurda do preço do peixe após a implantação das torres de telefonia celular.

“Mas André, o preço não diminuiu. O que isso tem de bom?”

Diminuir a volatilidade nos preços é bom para a sociedade. Tanto produtor quanto consumidor sofrem com essa incerteza, pois vão ter impacto direto no retorno e custo, respectivamente. Isso sem falar nos ganhos com a performance do mercado e com a diminuição do desperdício.

Quem se beneficia de um cenário volátil? O atravessador. Ele é quem mais se beneficia com a falta de informação, pois ele consegue colocar a margem que ele acha melhor sem ser questionado.

A mesma coisa acontece no mercado financeiro. É um mercado muito cheio de conflitos e atravessadores, que pegam de um lado para entregar do outro. Quando você não tem transparência nos preços, o spread da operação (diferença entre o preço de compra e venda), nunca divulgado, pode ir nas alturas.

DSC_0112

Na Warren, nós decidimos atacar isso de frente. Se queremos mudar um mercado precisamos dar o exemplo. Por isso, neste mês entregamos uma nova funcionalidade: nós vamos devolver para o cliente 100% de toda a comissão que recebermos na distribuição dos produtos. Não se trata apenas de divulgar e ser transparente. Vamos reinvestir o dinheiro na conta do cliente. Esse projeto deu muito trabalho para desenvolver e precisou muito do nosso time de tecnologia. A quantidade de dados que você precisa processar é muito grande para conseguir entregar isso em escala. E eu tenho muito orgulho de ter participado dele.

Este e muitos outros projetos incríveis estão no nosso roadmap de tecnologia e a gente queria compartilhar isso com vocês. Por isso, iremos começar a postar aqui sobre nossos desafios de tecnologia e o que estamos fazendo pra mudar a forma como as pessoas investem.

Porque democratizar o mercado financeiro com muita tecnologia é o que nos move todos os dias. E, quem sabe no futuro, o objetivo “viagem à Marte” esteja mais próximo da realidade?

1 comentário em “Por que a tecnologia é importante?

  1. Pingback: Como os conflitos de interesse atrapalham seus investimentos – Warren Blog

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: