Finanças pessoais investimentos

Por que é tão importante diversificar investimentos?

Você sabia que diversificar investimentos pode determinar o sucesso dos seus objetivos?

Sempre que alguém começa a investir é bombardeado com uma imensidade de conselhos. Alguns deles são muito úteis, outros não passam de achismo ou então opinião de quem não entende muito, ou entende nada, sobre investimentos. Mas um dos conselhos que você já deve ter ouvido e que precisa considerar e levar muito a sério é: diversifique seus investimentos. Mas por quê?

O que é diversificação de investimentos

A diversificação de investimentos tem como objetivo diluir os riscos e maximizar os ganhos através da alocação do dinheiro em diferentes aplicações financeiras. Assim o desempenho negativo de uma aplicação não é tão significativa, já que as outras, positivas, compensam essa perda.

É aquela velha história do cesto de ovos. Se você colocar todos os ovos num mesmo cesto, em uma queda você perde todos eles. Agora, se você separar os ovos em vários cestos, se um deles cair terá perdido apenas um ovo, não a dúzia toda. Deu pra entender?

Leia também: Qualquer pessoa pode ser um investidor?

A diversificação de investimentos na prática

Já pensou se em 2018 você tivesse investido todo o seu dinheiro em ações da BRF? Só no primeiro semestre elas tiveram uma queda de -50,8%. Ou então na Gol? Ela teve uma queda de -28,6% no primeiro semestre de 2018. Seria um desastre para os seus investimentos, não é mesmo?

Agora, pensando que você tem uma quantia menor investida na BRF que teve resultado negativo, mas também tem ações da Suzano, que teve uma alta de +141,8% no mesmo período, e da Magazine Luiza, que teve um aumento de +60,0%. Nesse caso, a queda da BRF não vai ser tão significativa.

analytics-3265840_1280

A diversificação de investimentos traz menos rentabilidade?

Não. O que a diversificação de investimentos faz é reduzir a oscilação. Ou seja, é possível que não tenha a rentabilidade máxima com uma ação, mas também não irá perder o máximo possível com ela. Assim, sua rentabilidade é assegurada e as perdas amortecidas.

Outro ponto a observar é que, ao investir em um portfólio composto de renda fixa e renda variável, a rentabilidade é ainda mais assegurada, já que a renda fixa garante um investimento sem oscilações, ou seja, sem riscos de perda. Assim, dificilmente seu investimento ficará no vermelho. Salvo se acontecer algum evento anormal, mas a longo prazo a tendência sempre será a recuperação.

Leia também: Fundo de crédito privado: renda fixa com mais rentabilidade

A diversificação de investimentos é importante para qualquer investidor?

Como já falamos anteriormente, investir com diversificação não só reduz riscos, mas também traz mais rentabilidade ao investidor. Ou seja, a diversificação é importante em todos os objetivos, seja de curto, médio ou longo prazo. No longo prazo reduz as oscilações e no curto e médio prazo acumula rentabilidades de diferentes produtos, melhorando assim sua performance.

Como diversificar investimentos de forma fácil

Depois de saber da importância de diversificar seus investimentos, você deve estar se perguntando: mas isso deve ser difícil e dar um trabalhão, não é? Errado. Diversificar investimentos pode ser mais fácil do que você imagina.

Os fundos de investimento são a melhor opção para isso. Neles você encontra uma carteira composta por produtos variados, como ações, títulos do governo, crédito privado, entre outros. A Warren, oferece ótimas carteiras com e sem ações, com um portfólio bem diversificado e com uma taxa gestão de apenas 0,5% ao ano. Isso é em média 4 vezes menos que ao investir em bancos ou então em outras corretoras.

Para começar a melhorar sua rentabilidade e reduzir riscos dos seus investimentos, conheça os fundos da Warren. Clique aqui e comece agora mesmo a investir em seus objetivos.

%d blogueiros gostam disto: