A Warren Destaques Finanças pessoais investimentos Uncategorized

Por que investir na bolsa brasileira ainda em 2018?

De acordo com a Bloomberg, o novo ano trará uma boa recuperação nos mercados emergentes, com o Brasil liderando a demanda. Nosso país foi a primeira escolha para as três classes de ativos (moeda, títulos e ações).

A Bloomberg, principal agência de notícias e dados do mercado financeiro divulgou números bastante animadores para os investidores. Uma pesquisa feita com 30 investidores, traders e especialistas apontaram o mercado brasileiro como o mais promissor em 2019.

De acordo com o veículo, o novo ano trará uma boa recuperação nos mercados emergentes, com o Brasil liderando a demanda. Nosso país foi a primeira escolha para as três classes de ativos (moeda, títulos e ações).

bloomberg

O levantamento afirma que o cenário favorável ao Brasil se deve, principalmente, ao resultado das eleições presidenciais. Na reportagem, que você pode ler aqui, o Brasil é apontado como um mercado em ascensão, já que está menos barato agora do que no meio do ano.

bloomberg2

Como o gráfico acima mostra, na metade de 2018, o Ibovespa bateu a mínima do ano ao atingir 69 mil pontos. Ao fim de dezembro, a alta já era de 23,67% em relação a junho, 11,61% no acumulado de 2018 e 16,22% no acumulado em 12 meses, resultados que podem ser considerados ótimos para um ano turbulento política e economicamente.

O comportamento do Ibovespa em 2018 pode ser dividido pelos dois semestres do ano. No primeiro, além de estarmos guiados pelo cenário externo – aumento dos juros norte-americanos e a guerra comercial, ainda teve a greve dos caminhoneiros que empurraram as estimativas de atividade para baixo. Já no segundo semestre, colocamos os fundamentos da economia e das empresas de lado e o Ibovespa focou única e exclusivamente nas eleições“, explica Felipe Beys, gerente de Relacionamento da Warren.

A bolsa apenas voltou a respirar a partir de setembro, quando o Ibovespa entrou em uma tendência altista, conforme as pesquisas eleitorais eram divulgadas e a confiança do empresariado subia.

Invista agora no portfólio de ações da Warren e seja sócio das maiores empresas do país.

Como ganhar dinheiro com a bolsa brasileira ainda em 2018?

Sendo muito prático: quanto mais o mercado se valoriza, mais caro fica para investir, pois o valor da ação sobe. Por isso, o grande desafio do investidor em ações é obter o melhor preço médio possível.

A expectativa para o crescimento da economia do país reflete diretamente na valorização da bolsa brasileira. A projeção dos especialistas é que ela chegue aos 125 mil pontos em 2019 – um upside de 45% da pontuação atual – caso os principais fatos político-econômico se cumpram. A votação da reforma previdência, as privatizações e o crescimento do PIB serão fundamentais para a confirmação deste cenário.

Portanto, para aproveitar o momento e surfar na onda de otimismo antes de uma possível supervalorização do Ibovespa, o investidor que for arrojado deve planejar o seu investimento por agora.

É importante que o investidor faça compras recorrentes de cotas de fundo de ações para garantir um preço médio e não se posicionar todo em uma única vez, em um único dia a um único preço. Agora, quem já faz investimentos recorrentes deve aumentar a exposição com mais intensidade e com volumes maiores. Vale mencionar que esse otimismo não é apenas por parte dos investidores locais, mas é uma percepção também observada pelo agentes estrangeiros, evidenciado aqui pelo estudo da Bloomberg“, finaliza Beys.

Quer tirar melhor proveito da onda de otimismo para 2019?
Invista agora no portfólio de ações da Warren!

%d blogueiros gostam disto: